A história da manga bufante

quinta-feira, março 02, 2023

 As mangas bufantes estão em alta desde 2018, quando referências dos anos 80 ressurgiram no cenário de moda. Mas, revelando-se mais do que passageiras, as mangas bufantes tem se reinventando a cada temporada e hoje iremos entender toda a história da manga bufante até os dias atuais.

A manga bufante surgiu na Renascença, em um período onde a cultura, arte e arquitetura estavam em desenvolvimento e ascensão. Na época, a manga bufante se tornou uma declaração de moda proeminente. 

     "Curiosidade: Os vestidos na Renascença consistiam em mangas destacáveis ​​que eram dadas pelo noivo à sua nova esposa. Além disso, as mangas também eram passadas de mãe para filha, de tia para sobrinha ou mesmo alugadas."

Com a chegada da Rainha Vitória, na era Elisabetana, entre 1558 e 1603, as mangas se tornaram ainda mais fortes, inspirando ciclos de tendências das décadas seguintes, como na era Vitoriana, onde as mangas começaram a ficar maiores.

Mas foi na era Eduardiana que as mangas bufantes alcançaram sua popularidade e novas derivações começaram a aparecer, como, a manga Gigot, que tinha como principais características o formato largo nos braços e estreito dos cotovelos aos pulsos. 

A História da Manga Bufante

A manga Gigot, foi feita para ajudar as mulheres a alcançarem o padrão ampulheta que era muito requisitado na época. Mas como você deve imaginar, elas não eram nada práticas e costumavam ser um fardo para as mulheres da época, inclusive, algumas mulheres não conseguiam passar nas portas por conta do tamanho delas. 

As mangas bufantes nas décadas de 1930 até 2021

Na década de 30, o designer Gilbert Adrian, trouxe de volta as enormes mangas bufantes depois que passamos pelas as esquias silhuetas dos anos 20. Além disso, trouxe os ternos de ombros largos para mulheres na década seguinte.

Mas foi em 1980 que as mangas bufantes retornaram com força o suficiente para ser o símbolo daquela década. Quem ai já viu o vestido de noiva icônico da princesa Diana? Devo confessar que minha mãe foi mega influenciada pela tendência da época e também se casou assim. Aposto que sua mãe, sua tia ou você também aderiu a tendência daquela época. Me conta nos comentários! 

Em 2005, a forma Steampunk estava em alta trazendo grandes referencias da era Vitoriana.

A história da manga bufante

Até que entramos em 2018 e vimos grandes nomes como Miu Miu, Alexander McQueen, Paco Rabane entre outros reinventarem e darem novas versões para as mangas bufantes. 

Olhando para os desfiles de outono/inverno 2020, veremos mangas bufantes em formatos de balões em suéteres, mangas bufantes com drapeados em vestidos e até mesmo mangas bufantes em camisas masculinas, como nas peças do estilista brasileiro João Pimenta.

joão pimenta - camisa manga bufante

Espero que você tenha gostado da história da manga bufante. Tentei simplificar o conteúdo para que não fique cansativo para vocês. 

Bibliografia: Historical Dictionary of the Fashion Industry, segunda edição e pesquisas encontradas no meu caderno da faculdade.

Leia também: A História do Blazer.

Me acompanhem na redes sociais:
contato_marcelabog@outlook.com

You Might Also Like

30 Comentaram

  1. Caramba, que post legal! Eu não sabia isso das mangas serem repassadas de geração pra outra. Muito interessante!

    Beijo,
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  2. ah que saudade das minhas aulas de historia da moda, legal demais vc trazer esse tipo de post por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela,
    Então, minha mãe amava mangas bufantes, kkk. Inclusive, ela se casou com um vestido bem volumoso, com mangas bufantes, e de acordo com ela, pra "causar ainda mais", ela não usou véu, mas sim um chapéu, hahaha. Já eu sempre odiei mangas bufantes, e hoje eu não uso por que meus ombros já são largos o bastante e meu corpo é em formato de triângulo ao contrário, então prefiro evitar volume na parte de cima, mas confesso que eu usaria essa modelagem com volume perto dos punhos.
    Enfim, amei o seu post. Super informativo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Com mais ou menos incidência esse tipo de mangas nunca deixou de existir.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcela, tudo bem?
    A manga bufante invertida da camisa branca me lembrou roupa de piratas hehe. Eu não sou muito fã, mas achei interessante saber da história e o efeito buscado séculos atrás.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Ah yes statement sleeves have gone in and out of fashion for centuries. This was a brilliant post and one of things I love about periods dramas...looking at all the clothes!

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
  7. Não desgosto das mangas mas também não morro de amores. Gosto mais de ver em vestidos de época como era habitual usarem.

    Um beijinho

    www.marciatome.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer mais sobre a história d manga bufante. Eu gosto muito dos formatos atuais mais discretos, mas os antigos e maiores sempre me lembram as realezs.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa amiga não imaginava que era pra isso, pra ajudar a alcançar o padrão ampulheta.
    Adorei ver o desenho.
    Me lembrei na série da Anne with an e que ela queria porque queria um vestido com mangas bufantes.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante saber da história das mangas bufantes!
    Não fazia ideia de que antes as mangas eram destacáveis ​​ou então que eram passadas de geração em geração, doido!
    Eu acho bem bonita essas mangas :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não conhecia sobre a história desta peça! Obrigada pela partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  12. Não sabia dessa história. Bem interessante. Acho muito fashion mangas bufantes.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  13. Nossa, super legal seu post ♡ O mais interessante é ver que a moda é cíclica e tida tendência passada retorna um dia. Manga bufante não é meu gosto, mas muitos looks como o da Princesa Diana fez história.

    Www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro os seus posts que contam as histórias das peças. Cheguei a usar antigamente porque era moda e agora voltou com tudo.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  15. Eu to apaixonada por um post!
    Parabéns por fazer um post tão incrivél, explicativo e super interessante. Amei conhecer a história da manga bufante, que é uma tendência que eu amo!


    Vim te convidar a fazer parte do meu grupo no facebook chamado: blogueira em 2021
    Que é uma rede de apoio para pessoas que tem blog ativo em 2021, espero que faça parte <3
    https://www.facebook.com/groups/blogueiraem2021/

    ResponderExcluir
  16. Gostamos muito de conhecer mais detalhado a historia da manga bufante.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha um vestido com mangas assim, nunca usei, achava feio, tanto quanto o balonê, acho que é assim o nome, minha mãe não se casou de noiva, haha, mas esses vestidos com super mangas não acho bonito haha, mas amei seu post, ficou muito bom.
    Beijos flor♡

    mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu não sabia que se chamavam mangas bufantes! Ando vendo muitas gringas usando vestidos com essas manhas, só que curtas. Vestidos floridos e bem lindos. Não tenho nenhuma roupa nesse estilo e, por isso, não sei se usaria, mesmo achando tão bonito. Parabéns pelo post super completo e informativo!
    Abraços,
    Clara Oliveira
    Clara Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Ao falar em manga bufante lembro automaticamente nesse vestido da princesa Diana e os vestidos da minha mãe da mesma época de 1980. Eu gosto em determinados estilos de roupas, porém não é algo que eu opto muito por usar casualmente.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Canal no Youtube - Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me Acompanhe também no Pinterest

    ResponderExcluir
  20. Que poste maravilhoso! Não conhecia a história e gosto muito do designer!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Achei incrível conhecer a história sobre a manga bufante, eu não sabia que era tão antiga assim. O legal da moda é que as tendências sempre voltam, mais estilosas e contemporâneas. Esse vestido da Lady Di é maravilhoso e achei interessantíssimo esses modelos masculinos feitos pelo estilista brasileiro.
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  22. Que post interessante :)
    Confesso que não sabia muito sobre a história por trás da manga bufante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu gosto de roupas com manga bufante apesar de não usar com frequência. Amei conhecer a história.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ah eu já estudei a historia da manga bufante, eu gosto por sinal quando as blusas atuais tem o toque da manga bufante , isso me tira um pouco do cropped+moletom que olho por todo lado e vejo a mesma coisa. Para quem não conhece a historia, é interessante.
    Adorei o post. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Marcela, gostei de conhecer sobre as mangas bufantes, eu acho bacana nas tendências atuais!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  26. Amei, adoro o estilo e tenho alguns vestidos e blusas assim que eu amo, nossa adorei conhecer mais sobre a história da peça e nada cansativo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  27. Olha lá essa evolução
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi amore tudo bem? Tenho saudades das aulas de história
    Não conhecia essa mais confesso que adorei.
    Gostei muito do seu blog já ganhou mais uma leitora

    Um beijo

    www.jessicamourablog.com.br

    ResponderExcluir
  29. NOssa, muito legal a história por trás da moda. Amei muito. obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!