5 dicas básicas para cuidar do seu gato

segunda-feira, agosto 20, 2018

Minha família sempre amou ter animais de estimações. Perdi as contas de quantos cachorrinhos e gatinhos já passaram pelos cuidados da minha avó, por exemplo. Mas, embora sempre haja muito amor envolvido as vezes, por falta de instruções básicas, acabamos cometendo alguns pecados em relação a qualidade de vida desses bichos. E, neste post, totalmente diferente do habitual, trago algumas dicas que aprendi durantes esses anos e que podem te ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu gato.

5 dicas básicas para cuidar do seu gato
1 Assim como para nós seres humanos, beber água potável é essencial para nossa saúde, por isso, o ideal é dar água filtrada para seu gato. Além disso, certifique-se de que o recipiente de água esteja  sempre bem limpinho.

2 Outro fator crucial para a boa saúde do seu bichinho é a alimentação. Muitas vezes por falta de direcionamento acabamos comprando rações de baixa qualidade e que podem fazer mal a eles, por isso, pesquisar a fundo e consultar um médico veterinário é fundamental.
Em relação a fazer pesquisas, poucas vezes encontramos artigos confiáveis na internet para nos ajudar nesse quesito, eu mesma já tive muita dificuldade, por isso, indico o post "Melhor Ração para Gatos" do blog Amor aos Pets, lá consegui tirar muitas dúvidas. Leia a matéria clicando aqui.

3 Gatos são conhecidos por serem higiênicos já que tomam seu próprio banho e fazem suas necessidades em caixas de areias, porém, cuidar da higiene desses animaizinhos vai muito além desses costumes. Alguns subtópicos importantes são:
  • Dê banhos! Mesmo que eles odeiem água e, por natureza, já façam isso sozinhos é importante lava-los e usar produtos específicos para gatos, nada de usar seu condicionador nos pelos dele ein! 
  • Deixe a caixa de areia sempre limpa porque além da higiene do animal é importante para a higiene da casa/ambiente que ele convive.
  • Dê atenção também para os olhos, ouvidos e unhas do seu animal.
4 Apesar de serem mais independentes do que os cachorros, gatos também precisam de atenção, por isso, é muito importante que você tenha tempo para brincar com eles. Estimule sempre a educação física e mental do seu bichinho.

5 Levar seu bichinho ao veterinário é muito importante, apesar de todos saberem disso poucas pessoas realmente mantem essa rotina e acabam levando-os apenas em casos de doenças.

Espero que tenham gostado dessas dicas rápidas e uteis. Existem muitos blogs focados em animais de estimação na internet, eu recomendo o Amor aos Pets, lá você encontra muitos artigos que realmente irão te ajudar a cuidar melhor do seu bichinho.

Me acompanhem na redes sociais:

You Might Also Like

34 Comentaram

  1. Apesar de eu não ter nenhum bichinho,achei muito interessante as dicas para cuidar melhor dos gatinhos.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive um gato mas ja tive caes e nao ha nada melhor que nossos animais de estimaçao
    Beijinho
    https://brevisfuse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. muito util esse post, eu sempre quis adotar um gatinho, assim que tiver minha casa e mais liberdade de escolha com certeza vou seguir suas dicas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Muitas das suas dicas são aplicáveis até mesmo para outros bichinhos de estimação. Muitas pessoas por exemplo, acreditam que não é necessário cuidar da higiene do seu passarinho, ás vezes limpam apenas a gaiola dele, mas, existe um spray que limpa o passarinho, é como um banho, além disso o produto evita também coceira e bichinhos que podem viver entre as penas. Eu aprendi muita coisa quando trabalhei em um Pet Shop, sei que é importante dar a atenção necessário ao nosso bichinho de estimação, e as vezes o único problema é a falta de informação, por isso eu gostei muito do seu post.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Apesar de não ter animais de estimação, esta semana é a 2º vez que leio algo sobre animais, sobretudo, gatos e que achei legal.
    Quem sabe futuramente possa vir a ter um, assim fico a saber um pouco mais :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  6. Amamos as dicas pois temos seis gatos e sempre é bom ter mais informações de cuidados com eles. Algumas já seguimos.


    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Levar ao veterinário, cuidar da alimentação e hidratar são coisas tão fundamentais que fico chateada quando percebo que ainda tem pessoas que não se importam com isso. Mas também tem aquele fato de que gostamos tanto dos animais de estimação que tratamos como gente, aí descuidamos, pois fazemos coisas pensando que é para o bem e estamos só estragando. Minha mãe fazia isso com a alimentação, depois de muito eu encher o saco ela tá cuidando melhor e não dando tanta porcaria ou nossa comida para minhas dogs. Brincar com o gato é necessário por um grande motivo, se eles não possuem equipamentos específicos ou pessoas com quem brincar, descontam nos móveis. Eu assistia aquele programa Meu gato endiabrado e aprendi muita coisa com o adestrador.

    OBS: Lendo seu post senti saudades de ter um felino, mas tenho 2 cadelinhas que odeiam gatos. Droga!

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  8. Acho gato muito fofo, mais acho que não teria pq eles geralmente gostam de passear por ai. Morreria de preocupação.
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  9. Que poste maravilhoso.
    Bem explicado, ótimas dicas.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonada por bichos em geral, principalmente por gatos! Tenho duas em casa e cuido como minhas filhas mesmo! <3
    Essas dicas são ótimas e fundamentais!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Amei suas dicas, sempre fui alérgica ao pelo do gato e quando era pequena vivia tendo crise. Então, nunca tive um gato. Mas sigo todas as dicas com o Bart!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Não tenho gatos, mas as dicas são muito boas!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei as dicas, sou doida para ter gato em casa, mas por conta dos cachorros, fico com receio de pegar um para cuidar.
    Se eu um dia tiver gatinhos, vou aproveitar e muito suas dicas preciosas. ^^
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  14. Nossa, post muito útil e didático, mesmo. Eu, quando tinha cães (nunca tive gatos), procurava comprar alguns petiscos para eles e gostava de alimentá-los bem, também... Tá certo que as melhores rações são um pouco mais caras, mas evitam problemas de nutrição e saúde animal, não é mesmo?! Obrigado pelo post ao qual nos redirecionou também. Beijo!

    Rapeize Dinâmica < link

    ResponderExcluir
  15. Gostei do post ótimas dicas para quem ter gatinhos.
    Beijos
    www.janamakesesmaltesecia.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Melhores dicas!
    Nossos felinos merecem todo carinho e atenção desse mundo!
    Adoro gatos e suas dicas foram ótimas!

    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

    ResponderExcluir
  17. Eu sou uma apaixonada por gatinhos tenho um sapeca aqui e faço de tudo para deixa-lo confortável, bem de saúde e feliz!
    Adorei as dicas que nos deu!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  18. Não tenho gatos, mas adorei a sua dica.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  19. Ótimas dicas! Eu amo gatos, mas no momento só tenho cachorro.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu tive um cachorro 16 anos era um fofinho e dormia aos meus pés. Não sou muito fã de gatos por causa das unhas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, Marcela!
    Não sou fã de gatos mas achei as dicas super importantes! Quem se compromete a criar um animalzinho precisa ter consciência que cuidados são sempre necessários.

    :*
    In.Material
    @in_material

    ResponderExcluir
  22. Ótimas dicas! Também sou gateira assumida e isso vem de família também. Cuidar com carinho dos pets é essencial. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  23. Eu tinha um gatinho, o Valentin, que saudades. Amei as dicas, algumas coisas eu não sabia
    Charme-se

    ResponderExcluir
  24. que bacana esse post Marcela! Eu já tive gato faz um tempinho e agora não tenho nenhum bichinho de estimação. Mas os cuidados com eles são essenciais pois eles já fazem parte da nossa vida.
    www.blogdaju.com.br
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  25. Gostei das dicas, não tenho nenhum bichinho mas adoro e os gatos dos vizinhos sempre aparecem aqui em casa, tem um q entra e até dorme, kkkkk.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  26. Por mais que eu não seje muito fã de gato hahaha eu amei as dicas <3

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá Marcela, muito bom esse post, as dicas foram super válidas para mim, pois aqui em casa temos 3 gatinhas. Já vou dar uma olhada nesse blog que você sugeriu ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  28. Eu nunca tive animais, sempre quis um cachorro quando mas nova mas minha mãe não deixava, dai eu sai de casa e o ano passado adotei um gatinho preto que encontramos na rua, filhotinho peguei com um mês, foi um amor lá em casa, confesso que no inicio estranhei muito, não deixava ele subir na cama, não pegava ele, e fica restringindo ele em tudo . Hoje ele dorme em cima da minha cabeça hahahahaha ai eu e meu Marido trabalhos o dia todo, e ele tava ficando sozinho, fui e encontrei outro doentinho adotei, quasse morremos para cuidar dele, tivemos que dar comidinha na seringa, levar na vet e várias outras coisinhas depois de um mês ele tá bem, e hoje tenho dois, meus dois amores! Não consigo imaginar minha vida sem eles, amo e trato com filho. hahahahahaha
    Não conhecia o blog amor aos post e já estou com ele aberto na outra aba para ler quando sair daqui kkkk Beijão!

    ps: desculpe falei demais.

    ResponderExcluir
  29. Adorei esse post Marcela!!
    Depois de muitos anos sem nenhum animalzinho de estimação lá em casa esse ano adotamos um gatinho, que agora já está grandão haha!
    Lendo seu post acho que fazemos tudo certinho. Inclusive o banho que ele odeia, mas pelo menos uma vez na semana ele toma haha.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Bem legal o post, tenho um cachorrinho deu até vontade de arrumar um companheiro para ele

    Juliana, do Vestido do dia

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, que fofura essa foto, gato sempre tudo de bom, sou gateira e tudo que se refere a cuidar melhor dos meus gatinhos eu leio, ponho em pratica,muito boa a postagem, bjss

    ResponderExcluir
  32. Eu já li alguns dos posts mais recentes (o da ansiedade foi particularmente útil, mesmo que eu já praticasse algumas daquelas dicas), mas como vivo com 5 gatos e 2 cadelas num apartamento, este post é daqueles que me chamou logo a atenção >.< Acho que chamou a atenção para coisas muito importantes, como a de deixar a tigela da água limpa, brincar com eles, lavar os ouvidos... aliás, ouvi dizer algures que tambem era preciso lavar os dentes, mas nunca verifiquei essa informação. Uma coisa é certa, nãoconhecia o Amor aos pets e o guia sobre a ração vai ser bem útil, até porque uma das minhas gatas tem alergia a certas rações. E nota-se mesmo que isto foi feito por alguém que tem gatos - afinal, as minhas nem sequer bebem água se a tigela estiver suja. Já sobre levar ao veterinário por rotina, eu concordo que deva ser feito, mas é algo que aqui em casa não se faz muito... eu não trabalho ainda, e a minha mãe não tem condições financeiras para estar a levar 5 gatas constantemente ao veterinário.

    Enfim, adorei o blog e já estou a seguir. O lado "bom" de ter poucos seguidores é que quando vou divulgar o meu blog em páginas do facebook ou assim, encontro sempre alguns cantinhos preciosos e que falam de variedades como este. Eu criei o Caixa de Sapinhos (http://caixinha-any.blogspot.com/) já há mais de um ano, mas não tive ainda tempo para o divular, estando só com 36 seguidores - também não é nada de profissional, mas eu gostava de ter um público maior com quem partilhar o que penso e recomendo, pelo menos os posts longos/especiais de domingo. Até porque falo de muitos assuntos, desde representatividade e justiça social a variedades, como conteúdo nerd e otaku, decoração, estudo, ambiente,... um pouco de tudo mesmo. Quase me senti esmagade* ao chegar a um blog tão grande ;)

    * a terminação em "e" não é erro, sou uma pessoa não-binária e acho que falar assim reflete o meu género melhor do que falando no feminino. Se tiver dúvidas, é só comentar lá no blog ou responder aqui.

    Enfim, vou tentar voltar em breve. Jaa!

    ResponderExcluir
  33. Só quem tem animais em casa sabe o amor que temos por eles. Todo cuidado com nossos bichinhos são poucos.
    Excelente publicação, parabens!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Curta a página!

Siga o blog!