A História Do Blazer Feminino

domingo, abril 04, 2021

O blazer feminino há tempos é uma peça que vai muito além do seu uso formal em escritórios e reuniões. Hoje em dia nós amamos apostar a peça com tênis, short ou bermudas e tantas outras maneiras mais despojadas. Pensando muito nas formas de usar o blazer, resolvi trazer um pouquinho da história dessa peça curinga e tão amada. Allons-y!

A história do blazer feminino

Para inicio de conversa, devemos ter em mente como o blazer surgiu e como se transformou em uma peça de moda. 

Surpreendentemente os blazers masculinos apareceram pela primeira vez na cena do estilo nos anos 1800, quando remadores de prestigiosas faculdades inglesas como Oxford e Cambridge os usavam como parte de seu equipamento de aquecimento. Eventualmente, a peça foi ganhando grande influência  para além dos barcos quando remadores começaram a usa-los em todas as partes. 

A História do Blazer

Mas foi só em 1952, que o blazer apareceu em editoriais em uma matéria onde Lady Margaret Boat, Clube de Cambridge contou sobre suas jaquetas. A partir deste momento, o blazer foi transformado de um item obrigatório de colégio á item essencial no guarda-roupa.

O Blazer Feminino

As mulheres usam ternos há cerca de 150 anosNa década de 1870, a atriz Sarah Bernhardt foi o centro de muita controvérsia quando usou um terninho personalizado para um retrato pintado. No século 20, as mulheres adotaram o visual e começaram a usar saias longas com jaquetas justas. Mas os ternos femininos não receberam o selo de aprovação da indústria da moda até que Coco Chanel projetou em 1914, uma jaqueta adornada.

Mas o blazer que conhecemos hoje chegou ao mainstream quando André Courrèges criou o primeiro terninho em 1964, antes disso, as mulheres normalmente guardavam as calças para ocasiões casuais e privadas. 

A História do Blazer Feminino

Conforme o terninho se tornou mais comum nos anos 1980 - popularizado em filmes como Working Girl. Uma vez que os anos 90 e 2000 chegaram, muitos criadores de tendências aventureiros abandonariam as calças combinando e combinariam suas jaquetas com algo inesperado, tornando-as a "terceira peça" dos looks baseados em separações.

Nos últimos anos, a abordagem da terceira peça para completar o visual se tornou ícone de estilo e com a casualização a se infiltrar no nosso dia-a-dia, até mesmo nos níveis mais altos da moda, peças sob medida se tornam uma camada superior bem-vinda para looks mais discretos.

A História do Blazer Feminino
Agora eu quero saber sobre você, qual sua relação com o blazer? Eu sou muito apegada a peça e adoro brincar com uma vibe mais tomboy com ele, mas claro, também amo usar ele de uma forma despojada e montei um lookinho bem fofo com ele lá no instagram, vai lá conferir!.


Me acompanhem na redes sociais:
contato_marcelabog@outlook.com

You Might Also Like

29 Comentaram

  1. Eu nunca tive nenhum blazer, acredita? Adorei saber sobre a história dessa peça. Acho linda e sei que tenho que investir em um. Dá um visual lindo em diversos looks.

    https://www.biigthais.com/

    kisses ;*

    ResponderExcluir
  2. I love blazers since they can be dressed up or down for a professional or casual look. Love reading the history of women's blazers!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  3. Não tenho blazer, acredita? Minha rotina quase não permite usar. Mas, por outro lado acho uma peça sofisticada e versátil.
    Ainda quero investir em alguns modelos.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa história, que legal!
    Ótimo poste, esse estilo de peça é super chic.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal sabe a história do blazer, eu realmente nunca tinha visto sobre.
    Eu gosto de usar blazer de forma mais moderna; com shorts, com camiseta de banda em baixo, com All Star... Assim eu gosto bastante e fica dentro do meu estilo :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho lindo demais essa peça de roupa, ainda mais para montar looks formais com ela.
    Gostei de saber a história do blazer, e bato palmas para a primeira mulher a usá-lo para a fotografia em pintura, ela deve ter sofrido muito preconceito, mas deixou um legado importante, pois aí com o tempo foi surgindo modelos mais despojados e hoje é uma peça de roupa indispensável no guarda-roupa.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  7. Eu aprendi a gostar de blazer com a minha mãe, pois ela era do tipo que amava uma ombreira em 1980 e acabou passando algumas dicas de moda pra mim, inclusive, devo dizer que foi minha mãe quem me colocou o desejo de estudar moda. Gostei de saber mais sobre a história do blazer, atualmente eu prefiro usa-los em um estilo despojado, com uma peça oversized.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ✩ Participe do Top Comentarista de Abril!

    ResponderExcluir
  8. Já tive blazer a muitos anos atrás quando eu ainda era da igreja. Ainda quero ter um pretinho básico pra ter em uma ocasião surpresa. Acho uma peça super elegante e difícil de errar. parece que dá pra usar com tudo ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  9. Eu acho o máximo Blazer. Basta um blazer em cima de uma camiseta você já fica elegante. Amei conhecer a história dessa peça incrível.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro ver looks com blazer, mas nunca achei um que eu gostasse em mim.
    os coloridos são tudo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. legal saber da história!
    nunca usei... mas quero experimentar!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente amo essa peça, faz uma diferença total no look né! Adorei conhecer mais sobre a história.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei saber a história do blazer feminino até comentei no seu instagram que amo quando você conta a história.
    Eu tinha um rosa, mas vendi não amava, agora quero um preto e um cinza.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  14. Eu já usei muito quando trabalhei num banco, depois odiei e, agora voltei a usar! Obrigada por partilhar a história!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que post interessante. Nunca tinha pensado na história da peça. Muito legal.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a história, mas adorei saber estes detalhes!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  17. Acho blazers muito estilosos e dão um toque chique ao look.
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcela, tudo bem?
    Adorei saber mais da história dessa peça que figura entre minhas favoritas do armário. ♥ Tenho 2 e não vejo a hora de comprar mais um.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcela, o blazer é mesmo uma peça muito curinga. Já usei muito para trabalhar, mas gosto mesmo é do uso dele mais informal dando um toque de elegância à casualidade. Gostei de saber um pouco da história da peça. Muito obrigada por compartilhar.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  20. Blazer é tão lindo. E pensar que antigamente era visto apenas como algo masculino assim como calças. A Coco chanel realmente teve um papel de extrema importância na moda, assim como outras estilistas.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Sou apaixonada por essa peça tão versátil e bacana para fazer muitas combinações e amei saber da história dessa peça de roupa, não sabia e nunca tinha imaginado.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Tenho dois e ambos são vintage. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. muito interessante a história do blazer. acho que dão um toque muito elegante aos looks

    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Gostamos do post, muito legal a história do blazer. Apesar de acharmos a peça linda, não temos nenhuma no guarda-roupa!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. I like to wear business suits always.So I will have a try for this.
    613 closure wig

    ResponderExcluir
  26. Desconhecia a história e gostei imenso de ler esta tua publicação, eu acho o blazer uma peça de vestuário muito bonita, muitos beijinhos e fica bem!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!