O significado por trás das roupas do Oscar 2020

segunda-feira, fevereiro 10, 2020

O Oscar chegou em sua 92° edição, dia 09/02, e contou com grandes apresentações, discursos  e mensagens importantes para todos nós.

O ator Joaquim Phoenix, que ganhou a categoria Melhor Ator pelo filme Joker (Coringa), foi responsável por um grande discurso sobre como o ser humano explora minorias, como devemos ter compaixão e reconhecer nossos erros.
Por outro lado, o ganhador da categoria de Melhor Filme também foi uma grande ação dentro da maior premiação do cinema americano já que, pela primeira vez, um filme de língua estrangeira ganha esta categoria. Parasite (Parasita), de origem sul-coreana, levou o prêmio e o diretor Bong Joon-ho teve a oportunidade de fazer um discurso sobre representatividade. - importante ressaltar que o filme levou outros prêmios como Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original e todos eles foram discursados em coreano.

Mas não foi apenas os discursos e premiações que levaram mensagens importantes, os looks que amamos ver no Red Carpet também representaram com grandes significados. Como sempre digo e gosto de dar enfase, afinal, aqui falamos sobre moda e sua importância; roupas também possuem o poder de comunicar atos políticos, culturais e sociais.

Natalie Portman 
A atriz, produtora e cineasta Natalie Portman fez um protesto de forma discreta e chique durante a premiação. Incomodada com o fato de que mais uma vez apenas homens foram indicados à concorrer a categoria de Melhor Diretor, Natalie protestou usando um vestido exclusivo e de alta costura da Dior com uma capa bordada à mão que levava o nome das diretoras não indicadas, como forma de honra-las. Entre os nomes bordados estavam Greta Gerwing de Adoráveis Mulheres, Lulu Wang de The Farewell e Lorena Scafaria de Hustlers.
looks oscar 2020
oscar 2020
Em uma das entrevistas, a atriz contou a história por trás de sua escolha; "eu quis homenagear as mulheres que não foram reconhecidas pelo trabalho incrível que fizeram este ano."

Jane Fonda
Jane Fonda tem sido manchete e o motivo são suas prisões decorrentes de suas idas aos protestos organizados contra o aquecimento global. Desta vez, o protesto da atriz foi feito de forma silenciosa, a atriz levou para a premiação o seu "casaco de ir presa", este que acompanha a atriz em quase todas as manifestações. Entendedores entenderão, não é mesmo?
O significado atrás das roupas do Oscar 2020
O significado atrás das roupas do Oscar 2020
O significado atrás das roupas do Oscar 2020
Além disso, Jane Fonda colocou em pratica o conceito de "reciclar o look" usando um vestido Elie Saab vermelho que usou no Festival de Cannes em 2014, atitude que diz com todas as letras: roupas não são descartáveis!

Petra Costa
A cineasta Petra Costa concorreu a categoria Melhor Documentário com Democracia em Vertigem, filme que retrata o golpe de 2016. Com um vestido vermelho do estilista sul-africano Marc Bouwer e joias do designer brasileiro Fernando Jorge, a cor do vestido foi escolhida como uma forma de homenagear a vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018.
O significado atrás das roupas do Oscar 2020
O significado atrás das roupas do Oscar 2020
Além do vermelho, que representa muita coisa dentro de todo o contexto, a cineasta criticou durante a premiação a invasão de terras indígenas, as queimadas na Amazônia e a falta de resposta para o caso de Marielle Franco. Petra e sua equipe levantaram placas com as hashtags #ActForTheAmazon (ato pela Amazônia) e #ActForDemocracy (ato pela democracia).

Esses foram alguns dos casos dentro do Oscar 2020 onde a roupa pode levar mensagens e significados tão relevante quanto os discursos apresentados. A lição que deixo neste post é: usem a moda para expressarem suas verdades!

Espero que tenham gostado do post e que tenha sido relevante para você. Um beijo!
Me acompanhem na redes sociais:
contato_marcelabog@outlook.com

You Might Also Like

16 Comentaram

  1. Olá Marcela,
    Eu achei incrível a capa da Natalie Portman, além da Jane Fonda e da Petra Costa protestar em pleno Oscar. O Eminem também surgiu do nada.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a forma como usaram os looks para protestar. Amei o da Natalie
    Charme-se

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber que usaram roupas com significados, gostei do primeiro modelo de vestido. Foi o mais inusitado e o que mais gostei.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uau, tão incrível ver elas representando causas tão bacanas. Só tinha visto o vestido da Natalie que tinha o nome das diretoras não indicadas e achei um gesto lindo! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Amei demais essas manifestações de mulheres poderosas que mostraram que roupas podem e devem ser usadas como protesto também

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Acho MARAVILHOSO quando a moda comunica reflexões, protestos e assuntos sociais importantes.
    Jane Fonda = ÍCONE! A mulher conseguiu passar duas mensagens por meio de um look!
    Sem contar as outras mulheres que também representaram e conseguiram passar sua mensagem a diante. Amei o post Marcela!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Como não assisti, não tinha visto sobre isso, mas achei que todas arrasaram trazendo esses significados através dos looks.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Tudo bem?
    Adorei a postagem, os looks estavam lindos, mas Jane Fonda e maravilhosa né?!

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Assiste o Oscar e os look's da celebridades estão realmente fabulosos. Porém, os significados estão muito importante e com forte significado. Gostei muito do sei post.
    Beijos lindona ♥
    Garotas e Look's
    Post's Novo

    ResponderExcluir
  10. Que tudo essas lindas mulheres protestarem de forma tão elegante e chamar a atenção para o que realmente precisa!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  11. Ich mag den blog, Sie können Hier wunderschöne Brautkleider und Abendkleider online kaufen.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei sensacional a forma como a Natalie Portman se manisfestou, fada sensata!

    Melhor conselho: "A lição que deixo neste post é: usem a moda para expressarem suas verdades!"

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Curta a página!

Siga o blog!