Livro: A Roupa e a Moda - James Laver

segunda-feira, outubro 05, 2020

O livro A Roupa e a Moda, do historiador inglês James Laver, teve sua primeira publicação no ano de 1969. A obra, que se tornou um clássico ao longo dos anos, apresenta de maneira detalhada as evoluções das vestimentas, acessórios, cabelos e maquiagens de cada época, iniciando-se nas primeiras civilizações, com os Egípcios e Mesopotâmicos, até os anos 80 e 90.

A Roupa e a Moda - James Laver
Páginas: 288 | Editora: Companhia das Letras | Compre: Amazon

Com uma infinidade de ilustrações e fotografias, A Roupa e a Moda se inicia com o capitulo chamado O Início de Tudo, no qual, discorre sobre o desenvolvimento e as iniciais funcionalidades da criação da roupa. Além disso, logo nas primeiras linhas, o autor quebra paradigmas com a seguinte afirmação:

"A roupa, na maior parte da sua história seguiu duas linhas distintas de desenvolvimento, resultando em dois tipos contrastantes de vestimentas. A linha divisória mais óbvia [...] está entre a vestimenta masculina e feminina: calças e saias. Mas não é absolutamente verdadeiro que os homens tenham sempre roupas bifurcadas e as mulheres não."

Ou seja, foi ao longo dos anos surgiram divisões entre roupas masculinas e roupas femininas, contudo, já está mais do que comprovado e registrado na história que homens usavam túnicas, como os gregos e romanos, assim como, há registros de que mulheres do Extremo Oriente e do Oriente Próximo que usavam calças. E estamos falando de antigas civilizações!

Outros pontos interessantes neste primeiro capitulo é como através de estatuas, esculturas, artesanatos e objetos de decoração chegou-se a essas respostas. Ou seja, a moda é arte e a arte esta nas nossas raízes.

Livro A Roupa e a Moda
A Roupa e a Moda - James Laver

Nos capítulos seguintes o autor contará detalhadamente sobre as vestimentas dos Gregos e Romanos e suas sutis diferenças e transformações que nos levará aos próximos capítulos sobre; a Europa Antiga; a Renascença e então daremos início aos séculos, iniciando-se pelo século XVI.

Como o livro descreve as vestimentas ao longo dos anos

Já li alguns livros sobre a história da moda e nenhum me deu a riqueza de detalhes que A Roupa e a Moda apresentou. Normalmente, as pessoas acreditam que a moda se transformava com a virada dos séculos, por exemplo, em uma década usam-se vestidos longos e crinolinas e na outra não mais, porém, neste livro, você acompanhará essas mudanças e entenderá que toda a transformação e o chamado "vai e vem da moda" foram processos evolutivos e de necessidades.

O que mais me surpreendeu é que Laver consegue descrever detalhadamente as vestimentas e como sutilmente ela foi se transformando. Digo, muitas das transformações foram ocorrendo em um curto espaço de tempo, por exemplo, em um ano usavam-se sapatilhas sem salto e no outro usavam-se botinhas de salto médio que iam até a altura da canela. Ou seja, com essas ricas descrições podemos acompanhar a grande transformação de uma vestimenta a outra, ao passar dos séculos.

A escrita do livro A Roupa e a Moda

Sei que muita gente que me acompanha por aqui e no Instagram adora que eu fale sobre história da moda justamente por se interessar pelo assunto e, consequentemente, poderão desejar e adquirir ao livro. Contudo, acho importante alertar sobre a escrita e a presença de alguns termos técnicos que o livro apresenta, como, nomes de peças de roupas usadas antigamente, acessórios, tipos de modelagem, nomes de revistas de moda franceses, estilistas e até algumas palavrinhas para descrever um estilo ou movimento em francês. Mas claro, nada que nosso amigo Google não possa resolver né? Aliás, aprendi muitas palavrinhas novas com esse livro.

A Roupa e a Moda
A Roupa e a Moda - James Laver

Minha opinião final sobre o livro A Roupa e a Moda

Este livro é aquele que todo estudante de design de moda ou de qualquer outra área que trabalhe com moda deveria ler, já que ele aumenta seu repertório em apenas 285 páginas. Como citei acima, o livro é bem detalhista e você consegue acompanhar todas as transformações com as inúmeras ilustrações e fotografias. 

A questão da escrita é algo que não me incomoda já que tive sempre a curiosidade de pesquisar a fundo o significado de cada termo usado que eu não conhecia.- o que acredito ter me feito aprender ainda mais.

E, para finalizar, devo deixar claro que este é um livro escrito por um historiador sobre a história da roupa ao decorrer dos séculos, por isso, não vá esperando que o livro seja fluído e que você vá virar páginas e mais páginas em um único dia porque provavelmente não vai. - e se, fizer, talvez não esteja lendo e aprendendo.

Por fim, este livro se tornou nota 5/5 no meu skoob e favoritado. Amei demais e super recomendo á todos que gostam do assunto!


Me acompanhem na redes sociais:
contato_marcelabog@outlook.com

You Might Also Like

20 Comentaram

  1. É mesmo muito legal poder ver a evolução da moda. Esse livro parece dever ser demais.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir

  2. Hi! I wrote you a message about possible collaboration, did you get it?

    ResponderExcluir
  3. Não sou da área da moda, mas esse livro é tão lindo que iria amar tê-lo em minha coleção.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Que livro mais interessante Marcela, fiquei curiosa em ler.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcela.
    O livro parece estar uma graça mesmo. E acredito que para quem trabalha e se interessa pela área ele deve ser muito interessante. Só achei o preço um pouco alto, mas pelo conteúdo que ele traz aprece valer a pena.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Que bacana esse livro! Fiquei com vontade de ler, apesar que acho que o meu eu de 10 anos atrpas piraria mais.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Que indicação maravilhosa, parece ser um ótimo para quem é estudante e apreciador da moda

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Amei a dica de livro. É bem bom encontrar livros assim que sejam detalhados sobre épocas e para vermos como foi a evolução da moda e em como nem toda tendência atual é algo realmente novo.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei saber e conhecer esse livro, eu sei que ao longo das épocas começou divisões por causa das roupas e por outros motivos como a classe social e outros temos importantes mas, não sabia que esse livro abordava esse tema também.
    Gostei demais de conhecer e ver que você marcou várias partes.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo livros de moda (como uma boa designer de moda) e esse eu ainda não tinha conhecimento e fiquei bastante interessada. Tô juntando grana e comprando meus livros aos poucos, vou anotar o nome desse também para ir atrás.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Esses livros de moda devem ser muito interessantes.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  12. É tão legal ver a evolução das coisas, né? Acredito que da moda deve ser ainda mais, porque as tendências vêm e vão, e sempre se reinventam. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Que legal, muito interessante toda essa evolução.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcela!
    Sempre me interessei muito sobre a moda de diferentes períodos e amei a indicação de leitura!! Parece mesmo enriquecedora, mesmo com os termos mais difíceis e técnicos haha :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Não conhecia o livro, mas a obra parece ser muito interessante, ainda mais para quem gosta do tema.
    Dica anotada!

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro aparenta ser maravilhoso, ainda mais para conhecimento! Ótima dica!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Mesmo a moda não sendo a minha área, fiquei com muita vontade de ler.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  18. Que preciosidade!
    A Roupa e a Moda está na minha booklist há séculos. Quero muito ler!


    Beijos!
    Neila Bahia ♡
    neilabahia.com | Instagram | Pinterest 

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro mas fiquei com vontade de o acrescentar a minha coleção. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!